Como definir a melhor a melhor solução de pagamento para o negócio?

Em dúvida sobre qual a diferença entre TEF e POS? Não se preocupe, a Pay&Go preparou um material de apoio para auxiliar automações, lojistas, estabelecimentos comerciais e parceiros de negócios sobre os diferenciais entre as duas tecnologias de solução de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros.

COMO ESCOLHER?

No mundo das soluções de pagamento, POS (Point of Sale) e TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) são nomes bem conhecidos e distintos para bancos, adquirentes, fabricantes de software, desenvolvedores de sistemas, entre outros. Porém, essa informação não chega até o pessoal mais interessado nesse serviço: os estabelecimentos comerciais.

São eles que usam essas soluções no dia-a-dia e sofrem com a falta de conhecimento, uma vez que milhares de estabelecimentos no Brasil aceitam vendas com cartão de crédito ou débito a todo o momento.

A verdade é que, se tais comerciantes soubessem a diferença entre POS e TEF, e entendessem a real finalidade de cada uma, escolheriam com muito mais propriedade o produto a ser instalado em suas lojas, levando em conta: organização, segurança das informações, prevenção contra fraudes, confiabilidade, estabilidade, tempo de processamento, custo x benefício, gestão e conciliação.

Embora o serviço seja o mesmo, ou seja, levar o “dinheiro” de lá para cá, debitando-o da conta do comprador e creditando-o na conta do vendedor, existe uma grande diferença no caminho que cada solução percorre para realizar essa tarefa.

>> Como definir a melhor solução de pagamento

Para escolher a solução de pagamento mais adequada para seu negócio, o primeiro ponto a ser observado por um estabelecimento comercial é a organização.

Organização é o controle, gestão e administração do próprio negócio. Qualquer empresa precisa de gestão, não importa se é pequena, média ou grande. Uma empresa de pequeno porte, por exemplo, nunca será grande se não for organizada. Provavelmente, fechará antes do segundo ano de existência e entrará para o mundo das estatísticas.

Empresas organizadas que realizam vendas sempre usam o melhor serviço de solução de pagamento. E escolhem o melhor porque entendem todo o valor do produto adquirido e sua real finalidade. Elas não se preocupam apenas com o custo.

POS (Ponto de Venda)

A palavra POS vem do termo em inglês “point of sale” que, traduzido para o português, significa ponto de venda. É um equipamento que as Adquirentes (ex: Rede, Cielo, GetNet) alugam aos estabelecimentos comerciais (lojistas) afiliados às mesmas, para realização da captura das transações de crédito, débito e benefícios com cartões, sendo que o mesmo possui comunicação direta com as Adquirentes.

As formas de comunicação utilizadas para transmissão dos dados desses equipamentos podem ser por linha telefônica convencional ou GPRS (comunicação de celular). Funciona sem a necessidade da integração com um sistema de automação comercial e não está acoplado a impressora fiscal.

É indicado para estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte com baixo volume de transações.

TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) consiste na vinculação do comprovante de pagamento de vendas com cartão de crédito ou débito ao cupom fiscal impresso no ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

O principal objetivo da TEF é integrar estabelecimentos comerciais com administradoras de cartões de crédito e instituições que prestam serviços de garantia ao comerciante. Com ela, o lojista assegura um ambiente controlado e estável, com integridade dos dados e confiança nos resultados obtidos.

O TEF utiliza um PINPad (“maquininha” que faz a leitura do cartão) e impressora fiscal/não fiscal para impressão do cupom fiscal ou comprovante de venda. Permite ao estabelecimento passar várias Adquirentes em uma única “maquininha” o que pode ajudar na redução de custos. Vale ressaltar que as Adquirentes cobram pela locação desses equipamentos.

Quer saber mais?

Então não deixe de acompanhar o Blog da Pay&Go e fique por dentro das principais novidades que envolvem o universo de Meios de Pagamentos!

Pensou em meios de pagamento, Pensou em Pay&Go!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Pay&Go

Comments ( 0 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.