saiba tudo que precisa para vender através da internet

Vender pela internet: como isso é possível?

Vender pela internet é um tipo de negócio que chegou para ficar.

Resultado do avanço da tecnologia digital na área das finanças,as vendas online são o presente e o futuro do empreendedorismo.  

No entanto, embora já consolidada no Brasil e na maioria dos lugares do mundo, as vendas pela internet ainda são alvo de desconfiança, especialmente os mais conservadores, acostumados aos métodos mais tradicionais de venda. Algumas das dúvidas são: vender na internet é seguro? Como vender pela internet? Quais os melhores produtos para vender na internet?    

 

Neste artigo, vamos falar sobre como vender pela internet com as melhores ferramentas, da forma mais segura.

 

Vale a pena empreender online! As vendas pela internet, chamadas de e-commerce, representam um setor que se mantém em constante crescimento no Brasil, apesar da crise econômica.

 

Então, que tal saber o básico sobre como ganhar dinheiro de forma segura e rentável na internet?

Como posso vender pela internet?

Você pode vender pela internet tanto para obter uma renda extra como em um negócio próprio que pretenda tornar sua principal fonte de ganhos.

 

Empreender através da internet tem sido um dos caminhos mais buscados pelas pessoas, não só no Brasil como no mundo. As tecnologias digitais não param de surgir e se aperfeiçoar, o que é ótimo para quem faz negócios online.

 

Existem várias formas de vender na internet, quer dizer, por meio de diferentes plataformas, tanto itens novos como usados. Algumas possibilidades são:

 

  • sites de vendas, que contam com várias lojas, como se fossem shoppings online.
  • loja virtual, que pode ser pré-pronta e personalizável, pela qual você paga um aluguel mensal (há diferentes planos), ou totalmente criada por uma empresa ou um programador, o que a torna mais peculiar;
  • redes sociais estão com tudo em vendas. É possível criar perfis empresariais e vender por lá mesmo, com toda a estrutura necessária;
  • através de um site, não necessariamente uma loja virtual, mas que ofereça alguns produtos em meio ao conteúdo;
  • através de aplicativos de celular, desde jogos a programas de autoajuda.

Saiba que, hoje em dia, existem ferramentas que dão muita segurança às transações online (algumas pagas, e bastante caras, outras, grátis). Há também várias formas de pagamento, em especial as intermediadoras. Elas costumam oferecer ao vendedor e ao comprador toda a proteção necessária nas negociações.

Em se tratando de transações financeiras online, a PayGo tem todas as soluções de que você precisa, desde gateway até conciliação de pagamentos, homologação da automação comercial, transações recorrentes e links de cobrança. Assim você vende com muito mais eficiência e segurança.

Mas, antes de começar propriamente a vender pela internet, você deve fazer um planejamento adequado e responder a algumas questões, a fim de criar um bom modelo de negócio.

Como começar um negócio na internet?

Pois bem, você resolveu seguir o sonho de milhares de pessoas e empreender pela internet. O mercado é concorrido, é verdade, mas sempre há espaço para um negócio eficiente e com boas estratégias.

Para vender pela internet, sugerimos que você siga os passos a seguir.

Escolha seu nicho de mercado

Quer dizer, quais produtos ou serviços você vai vender? Avalie se vai fabricá-los ou adquiri-los de um fornecedor. É possível, hoje em dia, vender sem ter estoque, apenas solicitando os pedidos diretamente ao fabricante, o que é bastante útil e rentável. Ainda há a possibilidade de vender diretamente para o consumidor (B2C) ou para outras empresas (B2B).

O importante, aqui, é definir um foco e segui-lo. Não queira “abraçar o mundo”, comece com objetivos bem delimitados e metas claras.

Procure pesquisar quais são os produtos mais em alta na internet: celulares e smartphones, informática, games, acessórios para veículos e eletrônicos estão no top 5, mas o mercado de beleza e moda não fica muito atrás.

Conheça seu público-alvo e a concorrência

Pesquise, sempre, em busca de ideias – não cópias – e alternativas para deslanchar seu negócio.

Primeiro, o público ao qual seus produtos ou serviços se destinam: defina-o com precisão, e saiba tudo sobre ele.

Segundo, a concorrência: o que ela faz, você pode fazer melhor, e o que ela é, não é aconselhável copiar se você quiser se destacar no mercado.

 

Uma boa forma de acompanhar tanto o público como a concorrência é através das redes sociais. Aliás, esse é outro ponto importante.

Invista em redes sociais

O marketing do futuro passa pelas redes sociais, que envolvem os mais diferentes grupos de pessoas.

Algumas das redes mais importantes são:

 

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • YouTube.  

Não deixe de monitorar as atividades em suas redes sociais, por exemplo através do Google Analytics.

Escolha a melhor plataforma de vendas

A plataforma de vendas mais indicada para você vender pela internet dependerá de seus objetivos, seus recursos e do tipo do seu negócio.

 

Como já mencionamos, existem várias plataformas pré-prontas e personalizáveis, tanto em forma de “shoppings” como de lojas virtuais pessoais. Há também como começar do zero, criando seu próprio site, o que obviamente é mais caro e complexo, mas pode render ótimos resultados.

 

Experimente as funcionalidades do portal de vendas PayGo. Você pode controlar uma ou mais lojas e acompanhar as transações com os cartões do seu estabelecimento.

Outra coisa: é importante você contar com um bom layout (visual) para sua loja, que além de tudo seja prático. Caso tenha  dificuldades com a parte do design e da usabilidade, não hesite em contratar um profissional, ainda que sua plataforma seja pré-pronta ou que seja uma plataforma de vendas coletivas.

Escolha a forma de pagamento

Existem duas formas básicas de pagamento online: gateway de pagamento e intermediários de pagamento. A última é a mais fácil e prática, e funciona por meio de que uma empresa que oferece intermediação para transações financeiras entre vendedores e consumidores, sejam pessoas físicas ou empresas. Escolha qual a mais adequada para o seu negócio, ou, então opte por um gateway de pagamento. A PayGo disponibiliza um sistema completo de gateway de pagamento para você.

Uma das grandes aliadas das vendas, tanto online como offline, são as maquininhas de cartão de crédito – elas facilitam os pagamentos dos clientes. Por exemplo, em um delivery de comida você pode fazer o pedido online e pagar ao entregador na maquininha.

Sugerimos a você a maquininha PayGo, que conta com algumas das melhores taxas do mercado, e total segurança em suas transações.

Por outro lado, as intermediadoras financeiras oferecem possibilidades de pagar por e-mail, boleto e débito com as mais variadas bandeiras de cartão de crédito. A PayGo pode fazer a conciliação de todas as suas vendas com cartões de forma simples, rápida e eficiente.

Foque na gestão do negócio

Você escolheu o que vender, um meio de vender e as formas de receber pagamentos.

Agora, é hora de atentar para a gestão do negócio propriamente dita. O que isso inclui? Por exemplo:

 

  • Marketing (estratégias de divulgação);
  • Controle financeiro;
  • Controle das operações e ações;
  • Caso tenha uma equipe, gerenciamento de pessoal;
  • Atendimento ao cliente: canais, procedimentos etc.

Além destas premissas básicas, você, empreendedor, precisa se certificar de que sua loja:

  1. tenha um domínio exclusivo (se possível, fácil de ser lembrado);
  2. conte com certificados SSL e de segurança (em geral plataformas pré-prontas e sites de vendas coletivas já contam com algumas dessas certificações, mas nunca é demais investir em segurança e passar confiança ao cliente;
  3. seja integrada a marketplaces;
  4. disponha de ferramentas para gestão de estoque;
  5. permita o monitoramento de clientes, visitas, compras e o resultado de campanhas de marketing.

Então, o que achou de nossas dicas básicas sobre vender pela internet? Pesquise e descubra todos os recursos que se encontram à sua disposição.

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