Ticket médio: descubra o que é, como calcular o seu e qual sua importância

Um dos mais importantes indicadores para avaliar um negócio é o ticket médio. Neste artigo, vamos falar exatamente sobre ticket médio: o que é, como ele pode ajudar a aumentar suas vendas e seus lucros e como calculá-lo..

Siga lendo e descubra porque controlar e otimizar o ticket médio em vendas pode fazer toda a diferença: você descobre quanto ganha com cada cliente, além da quantidade de produtos ou serviços que estão sendo vendidos e quais proporcionam mais retorno. 

O que é ticket médio?

Ticket médio é a o valor médio que cada cliente paga em uma compra. Ticket médio tem significado, ainda, ligado ao valor médio das compras realizadas em geral.

É de vital importância mensurar este dado em seu negócio, seja qual for: uma loja física, online ou serviços prestados. Com o acompanhamento do ticket médio, você pode fazer um plano de ação para turbinar suas vendas e seus lucros. 

Mas como aumentá-lo, ou seja, dar mais a lucratividade do seu negócio? 

Para isso, é preciso um plano de vendas, desenvolvido a partir de métricas de ticket médio.

Agora, antes de você entender um pouco mais sobre como aumentar este indicador, vamos saber como calcular o ticket médio. Afinal, sem esse dado, fica difícil ter um bom plano de vendas.

Como calcular o ticket médio?

Para calcular o ticket médio do seu negócio, é bem simples:

  1. Tenha em mente um período determinado: 1 dia, 1 semana ou 1 mês, por exemplo;
  2. Veja a quantidade de clientes que você teve e o valor total das vendas realizadas;
  3. Divida este valor pelo número de clientes.

E pronto, você tem o valor do período considerado. 

O ticket médio está relacionado ao seu nicho de mercado, e você deve ter isso em mente ao avaliar os resultados e determinar suas metas em vendas.

A importância do ticket médio e como aumentá-lo

Já falamos que o ticket médio é um dos principais indicadores do sucesso ou fracasso de um negócio e que monitorá-lo é essencial para uma boa gestão de vendas.

Através do aumento do ticket médio, você pode expandir sua participação em seu nicho de mercado. O contrário ocorre igualmente: expandindo sua participação no mercado, o ticket médio tende a subir, pois seu negócio ganha valor. 

Em se falando de valor de um negócio, tratamos de benchmarketing, que tem tudo a ver com posicionamento de mercado frente à concorrência. Se você vende para mais clientes que seu concorrente, você tem um ou mais diferenciais que lhe dão mais valor diante das pessoas, e por isso elas procuram seu empreendimento. 

E se você tiver muitos clientes, mas o ticket médio, ou seja, o valor médio de compra de cada um deles, for muito baixo? Digamos, baixo a ponto de gerar poucos lucros? Por outro lado, menos clientes, com ticket médio alto, pode ser mais interessante: conquistar cada cliente é tarefa dura no acirrado mercado atual em quase todos os nichos. O ideal, assim, é fidelizar clientes satisfeitos e elevar o ticket médio.

É claro, depende de seu plano de negócios e seu público-alvo, mas o fato é que aumentar o ticket médio é SEMPRE uma boa estratégia.

E aumentar o ticket médio significa investir em um plano de vendas eficiente. Vamos ver algumas dicas para turbinar seu setor de vendas e permitir a elevação do seu ticket médio.

Dicas para aumentar suas vendas e seu ticket médio

Equipe de vendas

Invista em sua equipe de vendedores: qualifique-os, incentive-os, contrate pessoas capacitadas e monitore resultados. Crie um plano de vendas estratégico detalhado com base em suas metas que, por sua vez, precisam estar diretamente conectadas ao público-alvo.

Invista em marketing

Marketing é um grande diferencial no mar de concorrentes hoje em dia. Significa criatividade, tecnologia, mensuração de dados, investimento financeiro e informação sobre público-alvo e concorrência.

A cada dia surgem novos métodos de marketing, em especial no marketing online: essa modalidade em geral é mais barata que a tradicional, física e capaz de afetar um público maior e mais diversificado. 

Você pode anunciar no Google, no Facebook e no Instagram, por exemplo, além de criar landing pages e, claro, se manter ativo em suas redes sociais, lugar perfeito para interagir com seus potenciais compradores, seus clientes e criar identificação com o público.

E-mail marketing é uma excelente oportunidade de você se aproximar de seu público.

Seja quais forem seus canais de marketing, não fique apenas oferecendo, empurrando o que você vende, mas ofereça conteúdo de qualidade relacionado ao seu público-alvo, de forma que você possa dar a eles a sensação de os estar ajudando a ter uma vida melhor, mais sonhos e mais desejos.

Capriche no atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente é outro grande diferencial hoje em dia. Clientes com boa experiência de compra, satisfeitos durante e após o processo, tendem a pagar mais.

Prepare bem sua equipe de vendas e monitore cada vendedor. 

Ofereça vários canais de contato e esteja sempre disponível para atender, nos horários determinados. Atendimento rápido e prático gera credibilidade e segurança ao consumidor.

Crie promoções

Estamos falando de vendas casadas, tipo leve 2 ou 3 produtos determinados por um valor mais baixo. 

Você ainda pode criar outras estratégias para aumentar o ticket médio, como oferecer produtos em seu site semelhantes ao que o consumidor está procurando. Sabe quando você vai em uma loja virtual procurar um fone de ouvido e aparece a frase “Você pode gostar de…” com fotos de produtos relacionados a áudio e música? Isso pode ajudar a aumentar o ticket médio: vim comprar um fone, acabo comprando um iPod e uma caixinha de som.

Por outro lado, faça promoções, desde que as porcentagens de lucro não prejudiquem as metas de margem de lucro. Você ainda pode ofertar brindes, desde que o cliente compre tal produto ou combo de produtos, ou sua compra atinja um valor mínimo.

Mais variedade

Para aumentar o ticket médio e vendas, uma boa dica é oferecer mais produtos ou serviços. Se você disponibiliza maior variedade, tem mais possibilidades de que uma ou mais delas agradem ao cliente. Ele pode comprar coisas que nem mesmo planejava ao entrar em sua loja física ou online. 

A PayGo para aumentar seu ticket médio

Que tal conhecer um excelente método para aumentar suas vendas e seu ticket médio? A maquininha de cartões mais completa do mercado, da PayGo, facilita as transações para você e seus clientes, oferecendo vários benefícios a você. Adquirindo nosso aparelho, você poderá:

  • Acompanhar todas as suas transações em tempo real pelo nosso portal do cliente;
  • Ter um chip com plano de dados grátis;
  • Receber o aparelho com frete grátis para todo o território nacional;
  • Aceitar pagamentos de cartões das principais bandeiras do mercado: MasterCard, VISA, Elo, Hipercard, CABAL, Banescard, Hiper, American Express e Dinners Club.

Por fim, esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre ticket médio: o que é, como calcular, por que é importante e como aumentar o ticket médio. Se gostou, compartilhe! Deixe seu comentário ou sua dúvida.

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