Treinamento de vendas: como montar um eficiente e vender mais

O objetivo primordial de todo negócio é vender cada vez mais, certo? Ou seja, converter clientes e fidelizá-los. Assim, a empresa se expande e se valoriza no mercado. Mas, para que você aumente suas vendas, é essencial estar sempre atualizado em termos de tecnologia e técnica de vendas. Uma das tarefas mais importantes é o treinamento de vendas.

O treinamento de vendas no varejo ou no atacado é de suma importância para o crescimento de um negócio. Neste artigo, você irá entender mais sobre o treinamento para vendedores e sua importância em uma empresa.

Acompanhe o post e saiba como você pode treinar sua equipe de vendas. Não é fácil se destacar da concorrência hoje em dia e vendedores bem preparados podem fazer toda a diferença.

Por que treinamento de vendas?

Como dissemos acima, a disputa pelo mercado – ou, mais especificamente, por clientes – está cada vez mais acirrada. Não basta ter um produto de qualidade com preço competitivo, ou algo inovador, é necessário saber vender, ou seja, saber como chegar até o público e conquistar sua confiança, sua credibilidade e, enfim, seu bolso. 

Por isso, é essencial que uma empresa que almeje o sucesso nas vendas invista em conhecimento sobre técnicas de vendas, treinamento para vendedores e tecnologias de vendas como a PayGo, que pode fazer você dobrar suas vendas ao facilitar o pagamento dos clientes, disponibilizando a maquininha de cartões mais completa do mercado, inclusive com o sistema móvel TEF.

“Vendedor nato”?

Provavelmente você já ouviu que “aquela pessoa é um vendedor nato”. Ou seja, nasceu para vender. O você pode pensar: “Minha equipe conta apenas com vendedores natos, por isso meus índices de vendas não param de subir”. 

Mas você já parou para pensar que, hoje em dia, qualquer um diz ser um “vendedor nato”? A cada dia, aparecem novas possibilidades de se relacionar com o cliente e se destacar no mercado.

Você não pode ficar para trás, por isso o treinamento de vendedores é importante, em especial para aumentar ainda mais suas vendas e fidelizar mais clientes. Um vendedor nato sem treinamento contínuo é alguém parado no tempo, o que pode fazer com que suas vendas se tornem engessadas e que você deixe de conseguir mais consumidores – muitos deles podem fazer compras repetidas – e valor para sua loja ou marca.

Vantagens do treinamento de vendas

A principal vantagem de investir em treinamento de vendas é, obviamente, a grande possibilidade de aumentar suas vendas e fidelizar mais clientes. 

Portanto, além das promoções, do marketing, das facilidades tecnológicas, como os programas de gestão empresarial, é fato que o treinamento de vendas é crucial para o sucesso de um empreendimento. “Vendedores natos” podem se tornar obsoletos, se não estiverem dispostos a aprender cada vez mais e se adaptar às tendências do mercado e às novas tecnologias: apenas “bom papo” não serve mais.

Algumas vantagens do treinamento de vendas de uma equipe em uma empresa são:

  • Especialização de funcionários: qualificação técnica;
  • Funcionários mais assertivos, seguros e eficientes nas vendas;
  • Aumento de vendas;
  • Melhoria do relacionamento entre os membros da equipe de vendas;
  • Mais valor para sua empresa ou marca: os vendedores são seus cartões de visita.

Tudo bem, você já sabe da importância do treinamento de vendas e como ele pode ser o responsável pelo sucesso do seu negócio. 

Agora, vamos ver algumas dicas de como fazer um treinamento para vendedores eficiente e que reflita em resultados práticos.

Afinal, você concorda que hoje em dia ter talento, ser “vendedor nato” não basta, não é mesmo? É necessário se especializar continuamente e acompanhar seu nicho de mercado e o público-alvo, assim como a concorrência.

Como fazer um bom treinamento de vendas?

O treinamento da sua equipe de vendas deve ter um planejamento, que deve começar com a diretoria da empresa avaliando o contexto presente e traçando estratégias de ação.

Veja, a seguir, alguns passos para concretizar um treinamento de vendas eficiente para seu negócio:

Avalie o contexto atual

Em primeiro lugar, você precisa saber onde está pisando, certo? Onde você se encontra, em termos de situação interna e externa da empresa. 

Então, que tal um diagnóstico do setor de vendas para começar? Avaliar pessoas, processos de vendas e resultados. Ou seja, realizar um mapeamento dos pontos fortes e fracos da empresa e em especial da equipe de vendas. 

O que precisa melhorar? O que vem funcionando? O público se torna cada vez mais exigente, e a concorrência, mais ampla, por isso, o primeiro passo é saber em detalhes como andam as coisas em relação a vendas. 

Foque nos problemas mais importantes e nos relatórios.

Lembrando que equipes com vendedores que apresentam resultados com muitas diferenças são uma oportunidade para investir em aumento de produtividade.

Quais são seus objetivos?

Agora é hora de definir, claramente, as metas do treinamento de vendas.

Com o treinamento de vendas, você pode:

  • Aumentar o conhecimento dos vendedores;
  • Aumentar as habilidades dos vendedores;
  • Proporcionar mudanças de atitude;
  • Melhorar o relacionamento entre os membros da equipe;
  • Determinar técnicas de vendas mais eficientes e atualizadas;
  • Rever metas de vendas, e inclusive aumentá-las;
  • Avaliar cada vendedor, verificando quais profissionais não rendem, e pensar em substituí-los por profissionais mais capacitados e que tenham o perfil desejado pela empresa.

Organize o trabalho

“Vamos por partes”, é o sombrio ditado do icônico Jack, o Estripador. Que tal adaptá-lo à realidade do setor de vendas?

Estamos falando em dividir o treinamento de vendas em partes: separe o ou os cursos em assuntos que tenham relação com seus objetivos. Não é aconselhável ser tão abrangente, mas detalhista e específico.

Primeiramente, entenda o que é relevante para as vendas da sua empresa, e então crie uma estratégia que vá da prospecção ao pós-vendas, avaliando as fases em que os vendedores têm demonstrado pouca conversão de clientes.

Algumas perguntas importantes em relação à sua equipe de vendas:

  • Como está ocorrendo a prospecção dos clientes? 
  • Quais ações têm apresentado melhores resultados?
  • A equipe conhece os produtos ou serviços vendidos com profundidade, apresentando as características e os benefícios? Pode responder a dúvidas com propriedade e persuasão?
  • De que maneira cada vendedor organiza sua carteira de clientes?

Portanto, o segredo aqui é segmentar o treinamento de vendedores. Você vai lidar com diferentes personalidades e habilidades conforme cada profissional, e é importante proporcionar assessoria a cada um deles. 

Escolha um instrutor

Toda equipe necessita de um líder para que possa se organizar e ser bem-sucedida. Aqui entra a importância de selecionar um instrutor para o treinamento de vendas: ele é o responsável por dissipar conhecimentos, lidar com o relacionamento entre os vendedores a melhorar as ações de vendas, inclusive as técnicas de vendas.

O que queremos dizer é que é importante ter um líder de vendas, preferencialmente próximo dos membros da equipe e que tenha conhecimentos detalhados da empresa e de seu setor de vendas.

Por outro lado, você pode contratar um instrutor externo, com experiência em treinamento para vendedores e que conheça seu nicho de mercado e público-alvo.

Resultados: eles são o que mais importa

Por fim, é essencial medir os resultados da equipe de vendas. 

Estamos falando em fazer isso detalhadamente e de maneira contínua. 

Em uma empresa, notadamente no setor de vendas, o que importa são os NÚMEROS e os RELATÓRIOS de ações.

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre treinamento de vendas. Se gostou, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida. Ah, se você pensa em vendas, que tal implantar nosso sistema de homologação de automação comercial, conectando-se a mais de 38 mil terminais, de forma simples, rápida e totalmente gratuita?

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Leve suas vendas a um patamar que você nunca viu antes!

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