Como lucrar mais com o seu Pet Shop

Segundo pesquisa da Euromonitor, o Brasil fechou 2018 como o segundo maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. No ano passado, gerou mais de 20 bilhões de reais, quase 10% a mais que 2017. Para 2019, espera-se que as vendas aumentem até um faturamento de mais de 22 bilhões. Porém, a concorrência vem se expandindo, por isso os empresários devem procurar formas de lucrar mais com pet shop.

Neste artigo, vamos tratar exatamente sobre como você pode lucrar mais com pet shop, apresentando dicas e a situação do mercado de animais de estimação no nosso país. 

O mercado pet no Brasil

Não só no Brasil, mas em outros lugares do mundo, algumas tendências são o crescimento na quantidade de lares com uma única pessoa e famílias que adiam cada vez mais a chegada do primeiro filho. Assim, os animais de estimação ganham importância como companheiros, considerados por muitos como membros da família. 

Se os pets se tornam cada vez mais presentes e estimados nos lares, também aumentam as exigências dos consumidores em termos de produtos para os animais domésticos, visando à saúde e ao bem-estar deles. 

Ademais, apesar do crescimento de grandes redes de pet shops, sempre há espaço para os pequenos e médios empreendedores, dada a grande demanda do mercado e a influência do atendimento ao cliente, por exemplo, na conquista de lugares mais destacados no mercado. 

Enfim, nos últimos anos várias novidades têm surgido no mercado pet, como creches e hotéis para os animaizinhos e produtos mais específicos e atóxicos. 

Como você percebeu, o cenário para pet shops no Brasil é ótimo. Se você deseja saber como lucrar mais com pet shop, siga lendo e veja nossas dicas. 

Esteja de olho nas novidades do mercado

Se você realmente quer descobrir como ganhar mais dinheiro com pet shop, a primeira coisa é ficar ligado no que aparece de novo, seja no Brasil ou no Exterior. Você pode importar produtos que são muito caros ou difíceis de encontrar em nosso país, por exemplo, e investir em lançamentos que despertem a curiosidade e a percepção de necessidades nos donos dos pets. 

Por falar em lançamentos…

Divulgue suas novidades

“A propaganda é a alma do negócio” é um dos ditados mais conhecidos, não é mesmo? Então, de que adianta ter vários produtos interessantes, de qualidade, com preços competitivos e não saber divulgar? 

E não é só na vitrine, ou em panfletos, jornais, revistas e outdoors: use o marketing mais eficiente da atualidade: o marketing digital. Aliás, essa modalidade de divulgação nos leva a nossa próxima dica para lucrar mais com pet shop.

Invista em marketing digital

Não importa se você vende apenas online, ou apenas em loja física, ou em ambos: marketing digital, hoje em dia, é a chave do sucesso para quase todos os tipos de negócio. 

Você está presente na rede? Tem um site? Perfis em redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube? Uma conta empresarial no WhatsApp? E o mais básico, um e-mail do seu pet shop? 

Para lucrar mais com pet shop, é indicado que você invista em campanhas no Google, no Facebook e no Instagram, por exemplo. Os preços são acessíveis, e você paga por clique dos usuários. 

Quanto às redes sociais, não se limite a divulgar produtos, mas crie conteúdo de qualidade que tenha a ver com pets e sua relação com os donos.

Ah! E já pensou em ter um blog? Lá você pode postar matérias bem interessantes sobre o mundo pet, com notícias, curiosidades e dicas, aproveitando para anunciar seus produtos e especialmente os lançamentos.

Foque no atendimento ao cliente

No mercado atual, o atendimento ao cliente é um dos segredos do sucesso de um negócio, e com pet shops não é diferente. 

Na verdade, no mercado pet o bom atendimento é ainda mais necessário: afinal você estará lidando com bem-estar e saúde de bichinhos, e sentimentos de afeto e proteção dos clientes. 

E, em se falando de atendimento ao cliente, procure facilitar o pagamento: invista em maquininhas de cartão, tanto do sistema TEF como do sistema POS.  

Procure investir em produtos para vida saudável do pet

Hoje em dia, as pessoas tendem a se preocupar muito com coisas como produtos ecologicamente corretos, alimentos saudáveis e qualidade de vida. Elas querem isso para seus pets também. Então, tenha produtos de qualidade e que não ofereçam, a princípio, riscos aos animaizinhos e possam gerar confiabilidade nos donos.

Cuide da gestão do negócio

Esta parte é imprescindível para QUALQUER negócio. Sem uma boa administração e um bom plano de vendas, o sucesso fica muito difícil. Isso quer dizer planejamento, estratégia, objetivos, posicionamento de mercado e investimento no valor da marca/loja, acompanhando a concorrência e primando pelo controle financeiro. 

O ideal é você contar com um programa para gestão de pet shops, com todos os dados de entradas, saídas, estoques etc. Aliás, é fundamental que você controle seu estoque: nunca deixe que faltem produtos e observe quais vendem e quais não. Tente novidades, diversifique seus artigos. 

Invista em um espaço interessante 

Se você tem uma loja física, procure fazer com que seja atraente por dentro e por fora, com uma fachada destacada, mas de bom gosto. 

Mantenha tudo limpo, organizado e em seu lugar, conforme os diferentes tipos de produtos e serviços.

Se, por outro lado, você tem um site ou vende em um marketplace – tipo de shopping virtual – é recomendado um visual igualmente atraente, com a mesma organização de produtos e serviços, além de destaque para os canais de contato com o cliente.

Faça promoções criativas

Todo negócio faz promoções ao menos de vez em quando. Mas você já pensou em campanhas diferenciadas, que destaquem seu empreendimento da concorrência? Você pode fazer campanhas em loja física, em seu site ou em redes sociais. Sorteios, pacotes, concursos de “a melhor frase” etc. 

Boca a boca: ainda conta!

Por fim, para lucrar mais com pet shop você pode apostar no marketing boca a boca: um cliente satisfeito chama outros, assim como um insatisfeito espanta vários. Um comprador pode trazer familiares, amigos e até pessoas desconhecidas para seu estabelecimento físico ou seu site. 

Uma forma de “boca a boca” bastante utilizada hoje em dia são as redes sociais: é o “oásis” de clientes tanto satisfeitos como insatisfeitos. Cuide de sua reputação! Responda sempre às dúvidas ou reclamações dos clientes com dedicação e empatia.

Conclusão

Neste artigo, você viu algumas formas de como lucrar mais com pet shop. Percebeu que produtos inovadores e diversificados, aliados a um bom marketing e a um atendimento adequado ao cliente, são o caminho para lucrar mais com pet shop, que é um mercado muito promissor no nosso país.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como lucrar mais com pet shop, compartilhe! Deixe sua dúvida ou sua opinião, e ficaremos felizes em atendê-lo.

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