4 dicas para aumentar as vendas em datas comemorativas

Se você é um empreendedor ou trabalha em uma empresa de varejo, deve saber que as vendas funcionam, em grande parte, baseadas na sazonalidade: datas especiais em que são realizadas promoções e em que a marca pode ser divulgada de forma diferenciada, captando mais clientes. Vendas em datas comemorativas são essenciais para alavancar o crescimento de uma empresa, através de um planejamento de marketing eficaz.

Neste artigo, você descobrirá 4 dicas incríveis para dobrar as suas vendas em datas comemorativas. Acompanhe o artigo e entenda como vendas em datas comemorativas – não só as mais conhecidas, mas as menos famosas como Dia da Saudade e Dia do Escritor – e do calendário do e-commerce podem lhe dar a oportunidade de criar campanhas de sucesso. 

1- Organize-se

Em relação a datas comemorativas, a primeira coisa necessária é se organizar. 

Durante o ano inteiro, há boas oportunidades de vendas para qualquer empresa, mas as vendas em datas comemorativas merecem atenção especial. Vender no Blackfriday – data importada dos EUA, aproveitada tanto por lojas físicas como e-commerce -, no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, por exemplo, podem turbinar seu negócio e cobrir despesas durante meses, ou proporcionar superávit ao final do ano.

Entretanto, é necessário fazer um planejamento de vendas para o ano inteiro. Pense em estratégias para as vendas nas datas comemorativas, adaptando-as ao seu público.

O fato é que nas datas comemorativas as pessoas costumam gastar mais, há um apelo emocional por parte das empresas: você pode comprar para você mesmo ou presentear alguém especial, que talvez se “encaixe” de forma específica naquela data, como no Dia dos Namorados ou no Dia do Amigo.

2- Saiba quais são as principais datas em 2019

Existem datas comemorativas importantes quase que universalmente, como o Natal. Entretanto, outras são nacionais, e outras, restritas a nichos de mercado. É importante que você pesquise quais são essas datas de acordo com seu negócio. 

Algumas das mais conhecidas são:

Dia da Saudade

Nem tão conhecida assim, mas data muito boa para ser explorada. Saudade é um tema que mexe com as pessoas, em nível pessoal – amizade, família, amor. É em 30 de janeiro, época em que as pessoas em geral estão mais empolgadas para começar o novo ano e gastar mais, tornando-se pessoas melhores.

Valentine’s Day

Esta data, em 14 de fevereiro, é o Dia dos Namorados internacional, o Dia de São Valentim. No Brasil, é comemorada em 12 de junho, mas vale lembrar que ela vem sendo cada vez mais aproveitada pelas empresas no Brasil.

Carnaval

Em 5 de março, o Brasil para para uma folia total. É o maior feriado do país e alegria pura. Entretanto, é necessário se preocupar com  logística, pois em muitos lugares o Brasil praticamente para. Lembre-se dos feriados e pense na organização da sua equipe e nas entregas, além de estar alinhado com seus parceiros de logística. Informe com clareza os prazos para os clientes, para que não ficam esperando demais

Dia Internacional da Mulher

Com a crescente onda de feminismo, e de valorização das mulheres – apesar de grupos contrários – o dia 8 de março vem se tornando cada vez mais importante. Pense nas lutas das mulheres por melhores condições de trabalho e de vida em geral, em suas dificuldades históricas e atuais. Não se resuma a itens de cozinha e de dona de casa: empodere a mulher!

Dia do Consumidor

Em 15 de março, você deve priorizar liquidações e promoções. Afinal, é o dia dele, a grande estrela, que faz sua empresa funcionar: o consumidor. Mostre a eles o quanto são importantes. Nessa data, o ticket médio aumenta e os produtos mais populares, segundo a Ebit, são livros, eletrodomésticos, perfumaria e cosméticos. Prepare-se para descontos generosos.

Páscoa

Esta data é uma das mais importantes, apesar de ter perdido boa parte de sua essência cristã e focar mais no coelhinho e nos chocolates. Ainda é sinônimo de alegria e presentes.

Dia do Frete Grátis

É uma data recente, no fim de abril, a que e-commerces costumam aderir. É diferente o dia dependendo do ano, conforme acordo entre varejistas. A dica é fazer parcerias com empresas de logística e oferecer frete grátis em condições especiais. Nessa data, muitos clientes compram presentes para o Dia das Mães, invista nos itens desta data.

Dia das Mães

Em 12 de maio de 2019, tivemos o Dia das Mães. A data muda conforme o ano, fique atento. Oportunidade para explorar todo o lado emotivo da maternidade e das relações entre mães e filhos. Vender no Dia das Mães pode ser altamente lucrativo para seu negócio. A dica são eletrodomésticos, eletrônicos, cosméticos e produtos para pets.

Dia dos Namorados

O que acha de vender no Dia dos Namorados? No Brasil, o dia 12 de junho é muito importante para vendas em datas comemorativas. Invista em campanhas com romantismo, valorize seus produtos, toque o coração dos consumidores. É começo de inverno, então pense em itens relacionados à estação mais fria do ano. Considere, ainda, os kits para casais.

Dia do Amigo

Data bastante lembrada em 20 de julho, porém comemorada em outras datas. Invista em “indique um amigo” e cupons de desconto para presentear um amigo.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto no Brasil. Pense em moda, eletrônicos como celulares, livros e perfumaria. A principal dica para vender no Dia dos Pais é a seguinte: valorize o papel do pai na vida de seus filhos, enfatizando o “pai herói” e ao mesmo tempo amoroso e compreensivo.

Dia do Cliente

Em 15 de setembro é o dia dele, seu maior parceiro. Explore a fidelização de clientes, com remarketing e cupons, descontos e brindes.

Dia das Crianças

Vender algo no Dia das Crianças pode dobrar suas vendas. Uma das datas mais famosas e que mais movimentam o mercado brasileiro, o dia 12 de outubro é, em especial, importante para alguns nichos. 

A publicidade infantil tem normas específicas, então fique de olho. Atente às tendências das vendas para crianças, pois costumam haver inovações contínuas. Pense em um um modelo de frete especial para quantidades maiores de produtos.

Halloween

Em 31 de outubro temos o Dia das Bruxas, data muito popular nos Estados Unidos e que se originou de tradições celtas cristãs. Seja criativo, não exagere no conteúdo “assustador” e use bom humor para vender.

Black Friday

Em 2019, ocorrerá no dia 29 de novembro. É uma data muito importante para o e-commerce e para lojas físicas. Ao vender no Black Friday, as vendas podem (e costumam) atingir patamares incríveis em muitas lojas. O cliente deve saber quais produtos estão em promoção na Black Friday, através de descontos, cupons, frete grátis em certas condições etc.

E NÃO ENGANE O CLIENTE. Muitos consumidores reclamam de que no Black Friday o preço é a metade do dobro, ou seja, um engano. Planeje descontos realmente verdadeiros, e escolha os produtos certos.

Natal

Vender no Natal é a melhor oportunidade para gerar lucro em datas comemorativas. Invista em engajamento com o público nas redes sociais e em emotividade. É uma época de comoção e reflexão, em que as pessoas costumam se tornar mais sensíveis e generosas.

Ano Novo

Em 31 de dezembro é a data oficial da virada, mas você pode investir em marketing antes disso. Pense em pessoas que querem melhorar de vida no próximo ano, e em boas lembranças, e faça sua campanha de forma emocional.

3- Seja criativo

Pense nas vendas de todas as datas comemorativas. Elas têm suas peculiaridades. Observe a concorrência. Não copie, crie estratégias que atinjam diretamente seu público-alvo. 

Aí vem mais uma vez as estratégias de marketing e vendas de que falamos lá no início. É claro que novas ideias sempre podem surgir, conforme as tendências do mercado e inovações, mas procure se preparar o quanto antes para suas ações de vendas em datas comemorativas.

4- Priorize a fidelização de clientes

É muito mais barato ter clientes fiéis do que conquistar novos clientes. Portanto, dedique-se a fidelizar os clientes nas vendas das datas comemorativas. Permita que tenham uma boa experiência de compra e fiquem satisfeitos.

O principal é investir em atendimento ao cliente: hoje as pessoas estão cada vez mais exigentes, e elas pagam mais para se serem bem atendidas. Caso sejam maltratadas, a concorrência está aí. Se perder um cliente por não dar a ele o suporte necessário, é difícil recuperá-lo e você pode ficar mal-falado.

Agora, me responda uma coisa. O que adianta praticar todas estas dicas para aumentar suas vendas em datas comemorativas se você não tiver soluções de pagamentos eficientes no seu negócio?

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Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre vendas em datas comemorativas. Se gostou, compartilhe!

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